De tudo um pouco

>SOAMA: #SorteioBeneficente – Vamos abraçar a causa!

>

“Osanimais não podem falar e não podem pedir socorro das crueldades doser humano. São seres que merecem nosso amor e nosso respeito. Com anossa bondade, sensibilidade e boa vontade podemos mudar estasituação. É isso que move os voluntários da SOAMA(Associação Amigos dos Animais),uma entidade sem fins lucrativos que olha pelos cães e gatosabandonados da cidade de Caxias do Sul – RS. A cidade é a segundamaior cidade do Estado e tem um número muito grande de animais derua e casos de maus-tratos.

A SOAMA nasceu em 1998 no lugarda ARPA(Associação Riograndense de Proteção aos Animais).Nós temos um estatuto, uma sede cedida pela Prefeitura Municipal, umpequeno grupo de voluntários apaixonados pela causa dos vira-latas,um site e muitos projetos. Mantemos nossa entidade com doações dacomunidade e através de um convênio com a Prefeitura.

Nãopodemos ajudar todos que buscam a SOAMA e não podemos ajudar todosos animais que estão sofrendo, mas tentamos fazer o melhor quepodemos. Críticas não construtivas não diminuem a nossa motivação.Sabemos que o nosso trabalho é de formiguinha, que temos um longocaminho a percorrer, que a luta é árdua, mas temos uma certeza: nãopodemos deixar nossos amigos sofrerem em silêncio e queremos ensinaras pessoas que eles merecem uma chance de ser feliz e isto está nasmão de todos nós.

Somos a favor da castração e educaçãocomo a única maneira humana e eficiente de acabar com asuperpopulação de animais de rua. A SOAMA não é a solução, secada um fizer sua parte, o mundo será um lugar melhor!”


Fonte:Site SOAMA


Noano passado, fiz um trabalho na escola que envolvia quase todas asmatérias sobre a SOAMA. Tive a oportunidade de ir até lá, conheceros animais e o espaço em que eles vivem! Levei doações, me comovi,pesquisei, e depois não fiz mais nada diretamente ligado a eles.

Hácerca de uma semana atrás meus pais e minha irmã iam a caminho dacasa da minha vó quando avistaram uma cadelinha perdida na rua. Elesdisseram que ela estava muito assustada e com medo. Se a tivessemdeixado ali, teria sido atropelada com toda certeza. E, se bemconheço minha família, eles não iriam permitir que issoacontecesse. No fim, pegaram a cadela e trouxeram para nossa casa.Ela estava limpa, cheirosa, bem cuidada! Procuramos durante duassemanas os donos dela. Espalhamos cartazes pelo local onde elaestava, nos pet shops, enviamos e-mails e colocamos nas redessociais, foi quando me lembrei de enviar a foto para a SOAMA.
Agoraprocuramos um novo lar para ela, visto que não encontramos seu dono.

Depoisdeste episódio na minha vida, refleti sobre todos os animais que sãoabandonados, que se perdem, e sofrem! Assim como nós humanos, elestêm sentimentos e sensações como frio, medo, dor e tristeza.

Não basta só adotarum animal e não dar carinho, amor e cuidar dele devidamente. Jápensou se dessem para você um prato sujo para comer? Dê água ecomida em potes limpos para seu bichinho!

ASOAM preparou algumas dicas para você cuidar bem do seu amigo:

* Abrigos como a Soama, não são a solução. Faça a sua parte. Quando não puder mais ficar com seu amigo, anuncie no jornal, na internet, fale com amigos, não o abandone na rua. Faça isso pelo amor que ele lhe dedicou. Procure um lugar onde ele será amado, respeitado e se possível, visite seu amigo quando puder.* Cachorro não é brinquedo. Se seu filho quer muito um amigo, converse em casa, veja se ele já tem idade suficiente para cuidar de um bichinho, explique que um animal tem necessidades e exige tempo e dedicação. Observe se seu filho machuca o animal, aperta demais, etc. Explique que ele sente como nós. São inúmeros os casos de animais maltratados porcrianças. Pense antes! Se você viaja muito, se trabalha o dia inteiro, se não tem condições financeiras de mantê-lo, etc. Se você puder adotar dois amigos, melhor, um fará companhia para o outro e poderão brincar.


* Cães suam pela língua e sentem mais calor que nós por causa do pêlo. Não deixe seu amigo fechado no carro, procure uma sombra e deixe uma fresta na janela. Em dias quentes, deixe seu amigo em casa.* Em caso de hospitalização ou morte de uma pessoa da família ou amigo que viva com um animal, procure alguém que cuide dele na ausência do dono.* Cachorros e gatos em sítios precisam do mesmo cuidado dos animais em casas e apartamentos. Observe o tratamento que seu caseiro dispensa ao seu animal.* Cães ficam apavorados com estampidos, rojões, trovões e raios. Sua audição é quatro vezes melhor quer a nossa. Em época de festas, procure ficar com seu amigo dentro de casa pois ele pode fugir, se perder ou se machucar tentando.* Pássaros não deveriam ser aprisionados em gaiolas, mas se você tem algum, compre uma gaiola grande, proteja o passarinho do frio, limpe os potinhos de água e comida frequentemente, troque sempre o jornal, mantenha-o em ambiente protegido de chuva e permita que ele pegue sol. Se possível, tenha dois, em gaiolas separadas para eles fazerem companhia um ao outro. Animais exóticos exigem muitos cuidados especiais. Pense muito antes de comprar um.
* Não compre animais silvestres em feiras ou nas estradas. É um crime. O tráfico de animais é cruel, a maioria dos animais é separado dos pais e morrem por maus tratos.* Não solte seu amigo para passear sozinho, não seja um dono irresponsável. Ele pode ser atropelado, adquirir doenças, ser mal tratado, envenenado ou recolhido pelo Centro de Zoonoses e pode ser sacrificado. Leve você ele para passear, com guia, diariamente e não esqueça de levar um saquinho para recolher a sujeira que fizer.
Com a colaboração do médico-veterinário Nílton Messerschmidt


Alémde muitas outras dicas que você encontra aqui 
Pensandoem ajudar a SOAMA, o que eu poderia fazer?
Muitascoisas, na verdade! Quem mora pela região de Caxias pode fazerdoações de material de construção, jornal, casinhas, madeira, potes deplástico, ração, coleiras, correntes, cobertinhas, etc. noseguinte endereço:
Centralde Rações- Rua Marcílio Dias esquina com a Av. Independência, naantiga Nigavel, Bairro Exposição, atrás da Prefeitura. Fone3025.5935.
Alémdisso, você pode doar suas roupas, bijus, acessórios, livros,enfeites, etc. para o Brechó Chic-Cão. Tudo será vendido paraarrecadar fundos para a instituição.  Asdoações do brechó  devem ser entregues SOMENTE naDoce Encanto que fica na Rua Guia Lopes, entre a Pinheiro Machado e aJúlio ou no próprio evento. Ele acontece :
17,18 e 19 de outubro
21,22 e 23 de novembro
12,13 e 14 de dezembro

NaUCS: Universidade de Caxias do Sul.
E mais, eles tem um carnê com 12 boletos que podem ser pagos na lotérica. O mínimo da contribuição é 15 reais por mês. Se não puder contribuir todo mês, não solicite o carnê, pois ele tem custo para a entidade.  

Ou,se você não mora por aqui, mas quer ajudar servindo como incentivopara que outras no estilo da SOAMA surjam na sua região, você podefazer depósito bancário da quantia que desejar! Clique aqui e saibamais .

Alémdisso, você pode comprar os produtos que eles vendem! Sãochocolates, camisetas, canetas, adesivos, cadernos, … Veja só :



Todos tem um preço muito acessível! Qulquer dúvida, e para saber mais entre em contato conosco (priii.sk@gmail.com) que passamos todas as informações e o contato deles!

E, nós do blog, vamosajuda-los de uma forma ainda diferente! Vamos promover um SorteioBeneficente!
Vai funcionar daseguinte maneira:
A cada 10 novosseguidores nossos no twitter, aumentaremos o valor que o blog irádoar para a SOAMA, na forma de compra dos seus produtos. E, quemdivulgar a frase abaixo, concorre aos produtos que compraremos paraajuda-los! (Válido somente para o twitter)

Não esqueça da tag(#SorteioBeneficente), do link (http://kingo.to/Phd) e de seguir o twitter da Soama, eo nosso. Só assim você estará participando e abraçando a causa!
Eu cuido dos animais e ajudo a SOAMA! #SorteioBeneficente http://kingo.to/Phd

(começando o sorteio com 1365 seguidores)

Sobre a autora

Pri Kuwer

Pri Kuwer

Gaúcha, estudante de ADS, eclética, fashionista intitulada, sonhadora e feliz!

9 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Quem somos

Taline e Priscila, amigas gaúchas que através do Mélanges querem dividir suas opiniões sobre moda, filmes, séries, gastronomia e mais um pouco de tudo que gostam e conhecem a respeito.

Newsletter



Publicidade