Gastronomia

Medalhões à Nascimento

Foto: Culinária Mix

 

 

Foto: Culinária Mix
Foto: Culinária Mix

 

 

Bom, como a maioria sabe, eu amo cozinhar e inventar receitinhas. Há algum tempo atrás inventei uma receita muito fácil de fazer, e eu e meu esposo gostamos tanto  que eu decidi batizá-la com o sobrenome da família: Medalhões à Nascimento.
Essa receita serve duas pessoas e é perfeita para quem não tem muito tempo para cozinhar e quer dar um toque de chef da cozinha.

 

 

INGREDIENTES

Medalhões:
– 500g de bife de gado cortado mais grossinho ( pode ser a carne de sua preferência, como filé mignon, patinho, coxão mole, etc. )

– 1 folha de louro

– 2 dentes de alho

– 1 ramo de alecrim

– 1/2 copo de vinho tinto seco (opcional)

– Sal e pimenta a gosto

– 2 colheres de sopa de açúcar

– 2 colheres de sopa de óleo ou azeite

Molho de queijo:

– 1 caixinha de creme de leite

– 1 pacotinho de queijo ralado (50g) ou 3 fatias que queijo mussarela

– Sal e orégano a gosto

 

MODO DE PREPARO

  1. Misture todos os ingredientes dos medalhões, exceto o açúcar e o óleo, em uma vasilha com tampa ou forre com papel filme e coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos. Obs.1: Caso descongelar a carne pode deixar o “caldinho” junto para ficar bem molhadinha. Obs.2: Quando mais tempo na geladeira mais a carne pegará o gosto da marinada.
  2. Aqueça uma frigideira no fogo. Quando estiver bem quente, coloque o açúcar ( o açúcar vai derreter e deixar a carne com uma cor  caramelada maravilhosa.)
  3. Retire a vasilha da geladeira e largue os medalhões um por um, sem o caldo, na frigideira quente para selá-los. Depois de colocá-los acrescente o óleo por cima. Deixe os medalhões aproximadamente 1 minuto de cada lado na frigideira. Coloque-os em um refratário.
  4. A frigideira vai estar bem seca e com o açúcar derretido, e neste momento você vai largar todo o caldo da carne que está na vasilha para formar o caldo. Mexa bem para desgrudar o “queimadinho” do fundo. Este caldo vai ficar com uma cor quase amadeirada, e um sabor incomparável.
  5. Regue a carne com o caldo e reserve.
  6. Aqueça o creme de leite, e mexa para não grudar no fundo. Acrescente o queijo, o orégano e o sal e desligue o fogo. Mexa para o queijo derreter e encorpar o molho.
  7. O molho pode ser colocado em cima dos medalhões individualmente.
  8. Sirva acompanhado de arroz ou batatas.

 

Bom apetite!

Beijos

Sobre a autora

Caroline B. Nasci

Caroline B. Nasci

Não sou muito boa em falar sobre minha biografia, mas aí vão algumas informações sobre mim.
Sou casada, de papel passado e de cerimônia de véu e grinalda ( na verdade eu não usei véu e nem grinalda, mas faz parte do ditado ). Moro com meu esposo, não temos filhos, mas pretendemos ter. Professamos a fé cristã e sonhamos com um mundo melhor!
Sou loira, tenho olhos azuis, gremista de natureza e completamente apaixonada por música.
Amo cantar e atualmente participo de dois grupos musicais, um onde só canto e outro onde canto e toco teclado.
Gosto muito de ensinar, conversar, me comunicar.
Por fim, amo meu querido Rio Grande do Sul e suas tradições que continuam vivas em nossos corações.

Acho que é isso!
Beijos.

Novo Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Quem somos

Taline e Priscila, amigas gaúchas que através do Mélanges querem dividir suas opiniões sobre moda, filmes, séries, gastronomia e mais um pouco de tudo que gostam e conhecem a respeito.

Publicidade