De tudo um pouco

A importância de chamar as pessoas pelos nomes

Foto: Divulgação/Google

Imagem

Foto: Divulgação/Google

 

“Bi querida,…”

É com estas duas palavras que uma grande amiga minha começa uma frase quando quer me convencer a fazer alguma coisa ou mesmo se desculpar de algo. A propósito, com este método, ela geralmente acaba atingindo o seu objetivo. E por que isso?

Principalmente quem trabalha lidando com pessoas sabe o quão importante é trata-las pelo seu nome, ou, como no exemplo citado, chama-las da forma de que gostam.

Sejam pessoas, animais, objetos ou até mesmo lugares, os nomes servem para identificação. Com isso, ao chamarmos alguém pelo seu nome além de demonstrarmos respeito por ele, transmitimos interesse e consideração.

É através desta atitude que marcamos a individualidade do outro, ganhamos confiança e criamos proximidade deste.

Tratando o outro pelo nome você demonstra que conhece a pessoa e gera um sentido de importância à ela.

Por outro lado, é bastante visível o quanto as pessoas se ofendem ao esquecermos o nome delas ou então chama-las de outros nomes. Mas, se você é o tipo de pessoa que tem problemas para memorizar nomes, não se preocupe! Aqui vão algumas dicas para evitar este tipo de situação:

– Entenda corretamente o nome da pessoa. Ao conhecer alguém com um nome muito diferente ou estrangeiro, peça que ela o soletre. Isso ajuda na memorização;

– Repita o nome da pessoa enquanto conversa com ela. “Prazer em conhecê-la, Camila”;

– Faça associações com os nomes. Ligue-os à nomes de músicas ou mesmo de pessoas que você já conhece;

– Após fazer associações, crie uma cena bizarra com o nome da pessoa. Por exemplo: Caso o nome do individuo seja Mário, imagine-o no clássico cenário do jogo da Nintendo recolhendo moedas e procurando cogumelos.

 

Fontes:

http://g1.globo.com/platb/paulocoelho/2009/10/24/a-importancia-de-saber-os-nomes/

http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/vendas/empatia-e-a-comunicacao-com-o-cliente-1505/artigo/#.UwgGV-NdXps

http://www.jacuipenoticias.com/religiao/abril/nome.htm

http://pt.scribd.com/doc/3885053/FT-a-importancia-do-nome

http://www.feedbackmag.com.br/as-pessoas-precisam-de-atencao/

http://super.abril.com.br/cotidiano/como-decorar-nomes-rostos-670806.shtml

Sobre a autora

Bi Girotto

Bi Girotto

Estudante de Comércio Internacional, aspirante a filósofa nas horas vagas, séria e sorridente, corredora por hobby, imaginativa, enérgica e levemente abobada. Peculiar.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Quem somos

Taline e Priscila, amigas gaúchas que através do Mélanges querem dividir suas opiniões sobre moda, filmes, séries, gastronomia e mais um pouco de tudo que gostam e conhecem a respeito.

Newsletter



Publicidade